O grande mistério dos dois DISCÍPULOS A CAMINHO DE EMAÚS

No livro de Lucas, cap. 24, vers. 13, conta a história dos dois discípulos que iam a caminho de Emaús, logo após a morte do Senhor Jesus Cristo.

Eles estavam caminhando a várias horas, falando de tudo o que tinha ocorrido naqueles dias, quando o Próprio Senhor Jesus se aproximou deles. Porém, a bíblia diz, que seus olhos estavam como impedidos de o reconhecer.

Jesus então lhes perguntou o motivo pelo qual os dois se encontravam tristes, e Cleopas, (um deles) respondeu com toda a honestidade, que era por causa da morte de Jesus… Um homem poderoso em obras e palavras, que tinha sido crucificado em Jerusalém.

Mas o Segredo e grande mistério dessa passagem, é o real motivo pelo qual eles não reconheceram Jesus, tendo escutado tantas vezes os seus ensinamentos, e até mesmo seguindo seus passos dia após dia, não perceberam a presença do Senhor ali.

A resposta de Cleopas é intrigante, pois nos revela o verdadeiro motivo desse acontecimento.

“Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel, mas, depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam”. (Lc. 24.21).

Enquanto o plano de Deus estava em andamento para salvar a humanidade, e o Senhor Jesus lutava por nossa salvação, esses discípulos, olhando as circunstâncias, perderam as esperanças de contar com a ajuda do Messias.

Ao ver a situação, a crueldade das pessoas, e a morte de Cristo na cruz, acabaram perdendo a fé naquele que tiraria os pecados do mundo.

Por isso, ao se aproximar deles, Jesus não foi reconhecido, tanto porque em suas respectivas mentes, ele estava morto, e já não havia mais o que fazer.

Isso também acontece dentro da igreja… Existem pessoas que são acompanhadas por Jesus, ouvem a voz dele através dos cultos, seguem os seus passos, mas não acreditam que ele está presente, e por isso, não o podem perceber.

Há ainda, pessoas que vão à igreja, mas sequer acreditam em sua própria salvação, por estarem sendo vítimas de algum pecado, ou até mesmo por estarem passando uma situação difícil, deixaram de acreditar nos planos de Deus e em seu respectivo poder.

Essas são as pessoas, que glorificam a Deus quando algo vai bem, ou quando recebem uma benção, mas quando a situação está ruim, e tudo se desmorona, param de acreditar, reclamam e ainda pecam contra a presença do Deus vivo.

Jesus os acompanhava em espirito, e mesmo se materializando não foi reconhecido. Afinal de contas, a esperança daqueles homens já havia desvanecido. Porém, quando perceberam que era Jesus ele desapareceu, então pararam para verificar o que realmente tinha acontecido.

“Por ventura, não nos ardia o coração quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras?” (Lc. 24.32).

Então perceberam que Ele estava ali a todo momento, mas pelo fato de estarem com a fé abalada, não conseguiam perceber.

Amigo e amiga… Você que está lendo essa mensagem… Jesus está perto de você, mas é você que precisa perceber isso.

Olhe para seu redor, e veja todas as coisas que ele te proporciona, e veja se de fato, é Ele que está ausente, ou você que não percebe a presença dele por causa de seus problemas pessoais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.